sexta-feira, 26 de novembro de 2010

VII MOSTRA DE ARTISTAS VIMARANENSES / DEZEMBRO 2010

VII ENCONTRO DE ARTISTAS VIMARANENSES
MOSTRA DE ARTES PLÁSTICAS 2010
   Pintura, Escultura e Artes Decorativas  

VII ENCONTRO DE ARTISTAS VIMARANENSES - MOSTRA DE ARTES PLÁSTICAS - 2010 
INAUGURAÇÃO da EXPOSIÇÃO
No Passado dia 17 de Dezembro, pelas 20h,00, foi inaugurada mais uma Mostra de Artes Plásticas da autoria dos Artistas Vimaranenses, num Encontro de confraternização realizado pelo sétimo ano consecutivo e, como habitualmente, inserido no programa da Festa de Natal do Centro Juvenil de S. José (Instituição Particular de Solidariedade Social), Rua D. Domingos da Silva Gonçalves – Guimarães.
Esta manifestação artística teve a presença e participação dos artistas convidados: Arnaldo Macedo, Assumpção Lima, Catarina Borges, Cidália Silva, Custódio Matos Neves, Cloé,  Lucília Guimarães, Manuel Rebelo, Manuel Fernandes, Manuela Salgado, Margarida Lima, Ny Machado, Piairo Pantaleão, Rosa Ribeiro, Silvana Violante e Luzia Ferreira Teixeira. Em destaque, estão três artistas que se estreiam neste encontro: Francisco Bernardo, com pintura abstracta; Joaquim Ferreira Castro, com pintura num estilo de naturalismo; e José Filipe Correria (um obreiro das marchas gualterianas) com figurativos a carvão e a representação de  Johann Strauss II (considerado o músico mais famoso de toda a família Strauss).

Trata-se de uma Mostra de Pintura, Escultura e Artes Decorativas em diversas técnicas e materiais aplicados, que se encontra patente ao público de 18 de Dezembro a 8 de Janeiro no horário de segunda a sexta das 09h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h00.
São obras com diferentes estilos de Arte: Contemporânea, Naturalismo, Surrealismo… Criatividade da geração actual dos Artistas Plásticos da Cidade-Berço.

É uma iniciativa com historial desde 2004 e com o objectivo de um Encontro de Artistas Plásticos Vimaranenses e visa proporcionar um convívio, partilha de conhecimentos e ideias em interacção com os alunos da referida instituição, incentivando-os ao gosto da Expressão pelas Artes.

 Esta Mostra contou com o apoio e colaboração do Centro Juvenil de S. José – Guimarães, Instituição Acolhedora, e das Juntas de Freguesia da Cidade: Oliveira do Castelo, S. Paio e S. Sebastião, e teve a organização da artista plástica, Luzia Ferreira Teixeira.

O Programa decorreu como previsto, tendo-se iniciado com a celebração da Missa na capela do Centro Juvenil de S. José, solenizada pelo Grupo dos Escuteiros da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Seguiu-se uma apresentação das classes de Karaté e Capoeira dos alunos da instituição e a inauguração da Mostra de Obras de Artes Plásticas e Encontro dos Artistas Vimaranenses, que contou com a participação dos alunos das actividades de expressão plástica da Instituição. O programa continuou com a Ceia de Natal, onde estiveram presentes os corpos directivos, educandos, funcionários e convidados. O programa terminou com a representação de temas alusivos à época natalícia e com a entrega de prendas a todos os educandos.

 De 17 de Dezembro de 2010  a 08 de Janeiro de 2011 o Centro Juvenil de S. José, Guimarães, (Instituição Particular de Solidariedade Social), antigo Convento das Capuchinhas, Rua D. Domingos da Silva Gonçalves - Guimarães, acolhe pela sétima vez consecutiva mais uma Mostra Colectiva de Artes Plásticas, da autoria de Artistas Vimaranenses. Numa interacção com os alunos da referida instituição, incentivando-os ao gosto da Expressão pelas Artes.

(Inauguração no dia 17 de Dezembro, pelas 19h 30, inserida no Programa da Festa de Natal desta instituição.)
Patente ao Público de 18 de Dezembro de 2010 a 8 de Janeiro de 2011
(Horário: Segunda a Sexta das 09h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h00)

Os Artistas Plásticos Vimaranenses têm a honra de Convidar V. Ex.ª e Família para a inauguração da VII MOSTRA de ARTES PLÁSTICAS (Pintura, Escultura e Artes Decorativas) que se realizará, pelo 7º ano consecutivo e inserida no programa da Festa de Natal do Centro Juvenil de S. José - Guimarães, no dia 17 de Dezembro de 2010, pelas 19h30, no Salão Nobre desta Instituição.
Conta com a presença dos Artistas convidados:
Arnaldo Macedo, Assumpção Lima, Catarina Borges, Cidália Silva, Custódio Matos Neves, Cloé, Francisco Bernardo, Joaquim Ferreira Castro, José Filipe Correria, Lucília Guimarães, Manuel Rebelo, Manuel Fernandes, Manuela Salgado, Margarida Lima, Ny Machado, Piairo Pantaleão, Rosa Ribeiro, Silvana Violante e Luzia Ferreira Teixeira.
Antecipadamente gratos pela V.ª dedicada atenção, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

A Organização,
(Luzia Ferreira Teixeira)

Programa da Festa de Natal dia 17 de Dezembro de 2010
19h 00 – Missa na Capela do Centro Juvenil de S. José, com a participação do Grupo dos Escuteiros da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.
19h 45 - Apresentação das classes de Karaté e Capoeira, (Alunos da instituição).
20h 00 - Inauguração da VII Mostra de Artes Plásticas - Obras de Artistas Vimaranenses, com a participação dos Alunos das Actividades de Expressão Plástica da Instituição).
20h 15 - Ceia de Natal com a presença dos Corpos Directivos, Educandos, Funcionários e Exmos. Convidados.
20h 30 – Representação de temas alusivos à Época.
22h 30 – Distribuição de Prendas a todos os Educandos.

Centro Juvenil de S. José, Guimarães.
(Instituição Particular de Solidariedade Social)
  Rua D. Domingos da Silva Gonçalves – Guimarães.