terça-feira, 15 de dezembro de 2009

VI MOSTRA - PUBLICAÇÕES - 2009

VI Mostra de Artes Plásticas  2009
Encontro de Artistas Vimaranenses.


(Dezembro 23, 2009 "Publicação - www.cidadeberco.com - Cultura)
No passado dia 18 de Dezembro de 2009 o Centro Juvenil de S. José, (Instituição Particular de Solidariedade Social). Rua D. Domingos da Silva Gonçalves – Guimarães, acolheu pela sexta vez consecutiva mais uma Mostra Colectiva de Artes Plásticas, da autoria de Artistas Vimaranenses. Com Inauguração  pelas 19h 00, inserida no Programa da Festa de Natal desta instituição, na qual os Artistas expositores foram, como habitualmente, convidados a participar.
Uma iniciativa com historial desde 2004, com o objectivo de um encontro de Artistas Plásticos Vimaranenses que comungam as mesmas aspirações. Visando um convívio, partilha de conhecimentos e ideias… Numa interacção com os Alunos da referida instituição, incentivando-os ao gosto da Expressão pelas Artes.
Assim Artistas Vimaranenses e Alunos do Centro Juvenil de S. José, apresentam obras em diversas técnicas e materiais aplicados, com diferentes estilos de Arte : Contemporânea, Naturalismo, Surrealismo… Uma Mostra de criatividade da geração actual dos Artistas da Cidade, Berço de Portugal, Guimarães.
Nesta VI Mostra podemos apreciar revelações de alguns dos Artistas destacando-se entre outros; Arménio de Sá com representações do Centro histórico na sua nova técnica, um projecto com grandes perspectivas e Assunção Lima no inicio de uma nova etapa.
É também, uma oportunidade única para rever em Exposição uma mostra das 50 obras de Alice Rodrigues doadas à APCG (Associação de Paralisia Cerebral, Guimarães). A Artista Alice Rodrigues que esteve presente  nestas manifestações desde a primeira mostra, lamentavelmente nos deixou  uma semana  antes da estreia, por falecimento.
Esta manifestação Artística conta com Obras de: Alice Rodrigues, Américo Ferreira, Arménio de Sá, Arnaldo Macedo, Assunção Lima, Bento Pimenta, Catarina Borges, Cidália Silva, Cloé, Custódio Matos Neves, José Guimarães, Lucília Guimarães, Manuel Fernandes, Manuel Rebelo, Manuela Salgado, Margarida Lima, Nelson Teixeira, Ny Machado, Piairo Pantaleão, Raquel Teixeira, Rosa Ribeiro, Silvana Violante e Luzia Ferreira Teixeira.
Com o precioso Apoio e Colaboração de: Centro Juvenil de S. José – Guimarães (Instituição Acolhedora), Juntas de Freguesia da Cidade; Oliveira do Castelo, S. Paio e S. Sebastião – Guimarães (Apoio), Luzia Ferreira Teixeira (Organizadora).
Tendo em conta que este evento tem um historial considerável e que esta VI Mostra já não contempla todos os Artistas interessados… Para este evento foi feita uma selecção por estilos e ocupação Artística.
Sendo uma iniciativa que tende a não ter continuidade por carência de condições mínimas de apoios; na organização e espaço apropriado para acolher todos os Artistas Plásticos Vimaranenses e que é um número bastante significativo, a organizadora desta iniciativa, propõe-se a constituir e coordenar uma organização para tornar possível a continuidade e reestruturação do espaço inicial para esta ocasião ou noutro local, mantendo os padrões e objectivos iniciais. Para isso apela à colaboração de voluntários e entidades competentes.



O Centro Juvenil de S. José, acolheu pela sexta vez consecutiva mais uma Mostra Colectiva de Artes Plásticas, da autoria de artistas vimaranenses.


A mostra foi inserida no programa da Festa de Natal da instituição, na qual os artistas expositores foram, como habitualmente, convidados a participar.
Uma iniciativa com historial desde 2004, com o objectivo de proporcionar um encontro de artistas plásticos vimaranenses que comungam as mesmas aspirações. Visando um convívio, partilha de conhecimentos e ideias… Numa interacção com os alunos da referida instituição, incentivando-os ao gosto da expressão pelas Artes.
Assim os artistas vimaranenses e os alunos do Centro Juvenil de S. José, apresentam obras em diversas técnicas e materiais aplicados, com diferentes estilos de Arte: Contemporânea, Naturalismo, Surrealismo… Uma Mostra de criatividade da geração actual dos artistas da Cidade, Berço de Portugal, e de Guimarães.
Nesta VI Mostra podemos apreciar revelações de alguns dos artistas destacando-se entre outros; Arménio de Sá com representações do centro histórico na sua nova técnica, um projecto com grandes perspectivas e Assunção Lima no inicio de uma nova etapa.
É também, uma oportunidade única para rever em exposição uma mostra das 50 obras de Alice Rodrigues doadas à APCG (Associação de Paralisia Cerebral, Guimarães). Alice Rodrigues que esteve presente  nestas manifestações desde a primeira mostra, lamentavelmente nos deixou uma semana  antes da estreia, por falecimento...

De: GUIMARÃES (PRESSPOINT)- A partir do próximo dia 18 e até 8 de Janeiro de 2010 o Centro Juvenil de S. José (Instituição Particular de Solidariedade Social), de Guimarães, acolhe pela sexta vez consecutiva mais uma Mostra Colectiva de Artes Plásticas, da autoria de artistas vimaranenses. Esta é uma iniciativa com historial desde 2004, com o objectivo de um encontro de artistas plásticos vimaranenses que comungam as mesmas aspirações, visando um convívio, partilha de conhecimentos e ideias, numa interacção com os alunos da referida instituição, incentivando-os ao gosto da expressão pelas artes.
Esta manifestação artística contará com a presença de:
Alice Rodrigues, Américo Ferreira, Arménio de Sá, Arnaldo Macedo, Assunção Lima, Bento  Pimenta, Catarina Borges, Cidália Silva, Cloé, Custódio Matos Neves, José Guimarães, Lucília Guimarães, Manuel Fernandes, Manuel Rebelo, Manuela Salgado, Margarida Lima, Nelson Teixeira, Ny Machado, Piairo Pantaleão, Raquel Teixeira, Rosa Ribeiro, Silvana Violante e Luzia Ferreira Teixeira. 
Publicado em Terça-feira, 15 Dezembro, 2009

VI Mostra de Artes Plásticas Artistas Vimaranenses

foto
Desde 18 de Dezembro de 2009 até 08 de Janeiro de 2010, decorre no Centro Juvenil de S. José, (Instituição Particular de Solidariedade Social), Rua D. Domingos da Silva Gonçalves - Guimarães, pela sexta vez consecutiva, mais uma Mostra Colectiva de Artes Plásticas, com a participação dos seguintes artistas Vimaranenses: Alice Rodrigues, Américo Ferreira,  Arménio de Sá, Arnaldo Macedo, Assunção Lima, Bento  Pimenta, Catarina Borges, Cidália Silva, Cloé, Custódio Matos Neves, José Guimarães, Lucília Guimarães, Manuel Fernandes, Manuel Rebelo, Manuela Salgado, Margarida Lima, Nelson Teixeira, Ny Machado, Piairo Pantaleão, Raquel Teixeira, Rosa Ribeiro, Silvana Violante e Luzia Ferreira Teixeira.De: O Conquistador

 Cultura - 6ª Mostra de Artes Plásticas de Artistas Vimaranenses
Luzia Teixeira, da organização, fala de uma iniciativa que se iniciou em 2004 com o objectivo de reunir os mais diversos artistas vimaranenses. ... 
De: Guimarães Digital - Publicado em: 2009 -12-14

VI Mostra de Artes Plásticas dos Artistas Vimaranenses

De 18 de Dezembro de 2009 a 08 de Janeiro de 2010 o Centro Juvenil de S. José, (Instituição Particular de Solidariedade Social), Rua D. Domingos da Silva Gonçalves - Guimarães, acolhe pela sexta vez consecutiva mais uma Mostra Colectiva de Artes Plásticas, da autoria de Artistas Vimaranenses.
Uma iniciativa com historial desde 2004, com o objectivo de um encontro de Artistas Plásticos Vimaranenses que comungam as mesmas aspirações. Visando um convívio, partilha de conhecimentos e ideias… numa interacção com os Alunos da referida instituição, incentivando-os ao gosto da expressão pelas artes.
Com inauguração no dia 18 de Dezembro, pelas 19h, inserida no Programa da Festa de Natal desta instituição.
Esta manifestação Artística contará com a presença de: Alice Rodrigues, Américo Ferreira,  Arménio de Sá, Arnaldo Macedo, Assunção Lima, Bento  Pimenta, Catarina Borges, Cidália Silva, Cloé, Custódio Matos Neves, José Guimarães, Lucília Guimarães, Manuel Fernandes, Manuel Rebelo, Manuela Salgado, Margarida Lima, Nelson Teixeira, Ny Machado, Piairo Pantaleão, Raquel Teixeira, Rosa Ribeiro, Silvana Violante e Luzia Ferreira Teixeira...
...continua na edição 978-impressaDe: Expresso do Ave
18-12-2009 10:49:29
(Comentários a esta noticia publicados no facebook):
No passado dia 18 de Dezembro de 2009 o Centro Juvenil de S. José, (Instituição Particular de Solidariedade Social). Rua D. Domingos da Silva Gonçalves - Guimarães, acolheu pela sexta vez consecutiva mais uma Mostra Colectiva de Artes Plásticas, da autoria de Artistas Vimaranenses. Com Inauguração  pelas 19h 00, inserida no Programa da Festa de Natal desta instituição, na qual os Artistas expositores foram, como habitualmente, convidados a participar.
Uma iniciativa com historial desde 2004, com o objectivo de um encontro de Artistas Plásticos Vimaranenses que comungam as mesmas aspirações. Visando um convívio, partilha de conhecimentos e ideias… Numa interacção com os Alunos da referida instituição, incentivando-os ao gosto da Expressão pelas Artes.
Nesta VI Mostra podemos apreciar revelações de alguns dos Artistas destacando-se entre outros; Arménio de Sá com representações do Centro histórico na sua nova técnica, um projecto com grandes perspectivas e Assunção Lima no inicio de uma nova etapa.
É também, uma oportunidade única para rever em Exposição uma mostra das 50 obras de Alice Rodrigues doadas à APCG (Associação de Paralisia Cerebral, Guimarães). A Artista Alice Rodrigues que esteve presente  nestas manifestações desde a primeira mostra, lamentavelmente nos deixou  uma semana  antes da estreia, por falecimento.Tendo em conta que este evento tem um historial considerável e que esta VI Mostra já não contempla todos os Artistas interessados... Para este evento foi feita uma selecção por estilos e ocupação Artística.
Sendo uma iniciativa que tende a não ter continuidade por carência de condições mínimas de apoios; na organização e espaço apropriado para acolher todos os Artistas Plásticos Vimaranenses e que é um número bastante significativo, a organizadora desta iniciativa, propõe-se a constituir e coordenar uma organização para tornar possível a continuidade e reestruturação do espaço inicial para esta ocasião ou noutro local, mantendo os padrões e objectivos iniciais. Para isso apela à colaboração de voluntários e entidades competentes.

- "Os outros artistas não merecem destaque?
Em nome dos omitidos manifesto o descontentamento!"
 

Resp:- Este é um evento consecutivo e já com historial, é normal que anualmente apareça um ou outro Artista com inovações e revelações merecedoras de destaque entre outros, que por não serem referidos não deixam de ter mérito. E convém fazer-lo não só para atractivo do publico como também para estimular os Artistas em questão. Por isso, todos os anos e desde inicio dou destaque a essas revelações.
Devem recordar que na V Mostra de 2008, destaquei os 5  Artistas que se estrearam, os profissionais de Alfaiataria com dotes Artísticos; Plástica e Musica e as 7 Maravilhas de Portugal.
A todos os Artistas que pensam terem sido "omitidos"!
Agradeci pessoalmente no dia da estreia a presença e a preciosa colaboração, referindo que este ano por questão pessoal de disponibilidade e espaço para acolhimento, mesmo tendo feito uma selecção de 21 Artistas por estilos e ocupação Artística, (uma mostra da qualidade e quantidade de Artistas Vimaranenses existentes), apresentamos uma exposição harmoniosa e com bastante qualidade. E que todos estão de Parabéns.
Para mim como organizadora, todos os Artistas e Obras são valiosas e importantes.
Um Abraço pela Arte e Amizade que nos une. Com votos de Boas Festas e grande Sucesso. 
Por: Luzia Ferreira Teixeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário