segunda-feira, 11 de setembro de 2017

2017 - CONVITE - «Prémio Raúl Brandão 2018»

CONVITE

DESAFIO abrangente a todos os membros do Grupo ARTISTAS VIMARANENSES e Convidados a Elaborar Obras de Artes Plásticas em homenagem aos 151 anos de Raul Brandão, subordinado ao tema: «Obra de Raúl Brandão».

REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO
«Prémio Raúl Brandão - 2018»

Evento:  MOSTRA COLECTIVA de ARTES PLÁSTICAS
- Exposições: A decorrer a partir de Março de 2018,
- PRÉMIOS: - Atribuídos mediante as entidades de apoio.

DESAFIO  abrangente a todos os membros do Grupo ARTISTAS VIMARANENSES e Convidados: Elaborar Obras de Artes Plásticas em homenagem aos 151 anos de Raul Brandão, subordinado ao tema «Obra de Raúl Brandão», com os objectivos:
- Incentivar à leitura das Obras do autor, 
- Recriar ilustrações para a capa dos livros de Raul Brandão, através de expressão em artes plásticas: Pintura, Desenho, Escultura e Fotografia na expectativa de, no decorrer do ano de 2018 levar esta mostra, a várias localidades e entidades, dedicada a Raul Brandão.

1 - Inscrição:
Efectuar a inscrição através do E-mail: artistasvimaranenses@gmail.com
(Obs: Este desafio visa um limite de participantes e locais de exposição mediante o número de aderentes).

2 - Normas de Participação:
- DESAFIO abrangente a todos os membros do Grupo ARTISTAS VIMARANENSES e Convidados.

3 - Identificação do Autor e das Obras - com os seguintes dados pessoais:
- Nome Artístico, - Nome Completo, - Naturalidade, - Residência - Morada Completa, - Número de Telefone ou Telemóvel, - Curriculum Artístico. - E-mail, e - Link's de páginas Web Pessoais.
- Os dados devem ser escritos na parte detrás de cada obra e apresentados junto com o conjunto das obras dentro de um envelope.
(Os dados pessoais facultados, serão só para uso da organização, em identificar e contactar os participantes).

4 - Obras de Participação:
- Tema: «Obra de Raúl Brandão»
4 /1 - Tipos de Expressão:
- Pintura, - Desenho, - Fotografia em tela, (Dimensões máximas 100cmx80cm)
- Escultura, (Altura máxima 60cm)

4 /2 - Entrega das Obras:
- Limite de entrega das Obras até 15 de Fevereiro de 2018
5 - Número de Obras:
- Cada Autor poderá participar com o máximo de 3 Obras,
- Todas as Obras devem ser apresentadas com suportes para as pendurar,
- Todas as Obras estão sujeitas a moderação da organização para exposição,
- As telas devem ser apresentadas sem moldura,

6 - Entrega das Obras Identificadas e acompanhadas com os seguintes dados:
- Identificação do Autor, - Foto de cada uma das Obras, - Tema, - Descrição, - Dimensões, - Técnicas Aplicadas, - Ano de Elaboração, - Valor de cada Obra.
- As obras para participação (segundo o presente Regulamento de Participação) deverão ser entregues até ao dia 15 de Fevereiro de 2018, na Sede da União das Freguesias, São Paio, São Sebastião e Oliveira do Castelo, sita no S. Francisco Centro, Loja 65 - Guimarães.
- No horário das 10h às 13h e das 15h às 18,30h.
(Só serão aceites as Obras e Actividades que obedecerem ao presente regulamento).

7 - Exposições e Eventos:
- Exposições no decorrer do ano 2018, com inicio no mês de Março, em vários locais e cidades.
- As Exposições e Eventos serão agendadas mediante o numero de aderentes e a disponibilidade das entidades acolhedoras.
- Todas as Exposições e Eventos serão mediante a disponibilidade das entidades acolhedoras, são informados e publicados à posterior pontualmente e os participantes serão notificados atempadamente.

8- Retoma das Obras:
A Retoma das Obras na Sede da União das Freguesias, São Paio, São Sebastião e Oliveira do Castelo, sita no S. Francisco Centro, Loja 65 - Guimarães.
- As obras serão retomadas a partir  deverão ser levantadas até final de Janeiro de 2019.

9 - Outras actividades - Performances para os momento de inauguração:
Tendo em conta que a Arte é diversificada,  a organização convida Artistas e Autores de outras áreas nomeadamente Artes de palco;
- Música (som),r- Dança/Coreografia (Gesto Corporal), - Teatro (representação), - Literatura (Poesia), -Fotografia dos eventos, - Vídeo dos eventos e ou composições cinematográficas sobre o tema apresentado, para participar e abrilhantar o momento da Inauguração destes eventos.

10 - Outras Condições e apoios aos participantes:
- Direitos de Imagem, Registos e Publicações do Evento reservados à organização:
            - Só os participantes inscritos em audiovisuais estão autorizados a fazer registos do evento,
            - Fotos e Imagens registadas no evento deverão ser entregues em Cd para arquivo e ou seleccionadas para publicação,
- A Organização comparticipa com os apoios; nomeadamente aparelhagem de som, equipamentos que tiver ao dispor e outros apoios que estiverem ao alcance desde que solicitados e acordados antecipadamente,
- A Organização responsabiliza-se pelas actividades incluídas no programa divulgado e documentado,
- Fica a cargo de cada participante: Deslocações, refeições, alojamentos e outras actividades extra o programa.

11 - Documentação:
Cada Artista expositor e participante recebe:
- Cartaz, Flyer e Convite Digital de cada Exposição e Evento, - Certificado de Participação.


Raúl Brandão - BIBLIOGRAFIA: Obras publicadas
- Impressões e Paisagens (1890);
- História de um Palhaço (1896);
- O Padre (1901);
- A Farsa (1903);
- Os Pobres (1906);
- El-Rei Junot (1912);
- A Conspiração de 1817 (1914);
- Húmus (1917);
- Memórias (vol. I), (1919) ;
- Teatro (1923);
- O gebo e a sombra (1923);
- Os Pescadores (1923);
- Memórias (vol. II), (1925);
- As Ilhas Desconhecidas (1926);
- A Morte do Palhaço e o Mistério das Árvores (1926);
- Jesus Cristo em Lisboa, em colaboração com Teixeira de Pascoaes, (1927);
- O Avejão (1929) (teatro);
- Portugal Pequenino, em colaboração com Maria Angelina Brandão, (1930);
- O Pobre de Pedir (1931);

Equipa Organizadora e moderadora deste Movimento Artístico «Prémio Raúl Brandão - 2018»:
- Paulo Gonçalves
- Lucy Bream

Com Conhecimento e Apoio: União das Juntas de Freguesias São paio, São Sebastião e Oliveira do Castelo - Guimarães, entre outras Autarquias e Entidades.


Contando com a V.ª presença e antecipadamente gratos pela participação, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.
(A coordenadora: Lucy Bream)