COMUNICADO
(Exposição a decorrer de 18 de Dezembro de 2010 a 08 de Janeiro de 2011)
A organizadora vem, por este meio, comunicar que o evento deste ano de 2010 reúne, apenas, um número mínimo de Artistas. Mais uma vez foi feita uma selecção muito cuidada tendo em conta e em conformidade com as infraestruturas e as condições mínimas que dispõe nas instalações oferecidas pela habitual instituição acolhedora.
Este Encontro tem os seguintes objectivos:
-Realizar um encontro dentro dos parâmetros iniciais, reunindo Artistas que comungam das mesmas aspirações; -Proporcionar uma partilha de conhecimentos e ideias numa interacção com os Alunos da referida instituição;
-Apresentar uma mostra de todas as actividades de Artes Plásticas: Pintura, Escultura e Artes Decorativas, em diferentes estilos de representação. E,
-Inserir, como é habitual, novos Artistas.
No entanto, é uma Selecção que não agrada à organizadora nem, certamente, aos Artistas. Todos os Artistas Vimaranenses, sem excepção, devem ter o direito a estar representados num evento que justifique o tema: "Encontro de Artistas Plásticos Vimaranenses". Além disso, a Inauguração deveria ser feita com tempo suficiente para se poder observar as obras em partilha com os artistas e convidados de honra e as habituais menções honrosas serem entregues nesse momento .
Mais informa que, este ano de 2010, abraça o desafio, consciente de que a instituição oferece o máximo das condições de que dispõe e que esta iniciativa já é uma tradição significativa para a Instituição e para a Comunidade. Uma vez que o programa foi elaborado e divulgado, procurou, até ao último momento, encontrar soluções. Todavia, não pode - nem quer – dar continuidade a um evento que não lhe inspire sucesso. Sobretudo tendo em conta o historial de sete anos consecutivos.
Dado o esforço, sem sucesso, de ao longo dos sete anos e, mais intensamente, em 2010, ter procurado o apoio de uma equipa organizadora, criada para o efeito, que encontrasse novas instalações em outra instituição ou em parceria com o Centro Juvenil de S. José, Guimarães, e que mantivesse a tradição, lamenta comunicar que este evento não se realizará, no próximo ano, caso não sejam satisfeitos os pré-requisitos mínimos que o Encontro requer dado o grande número de Artistas que se pretende convidar e a não existência de condições nem infraestruturas à altura para promover esta Mostra.
Esta Mostra conta com o apoio precioso e a colaboração das Juntas de Freguesia da Cidade, Oliveira do Castelo, S. Paio e S. Sebastião, bem como da Artista Plástica Luzia Ferreira Teixeira, mentora e organizadora deste evento.
A Organizadora do Encontro,
Luzia Ferreira Teixeira
PUBLICAÇÕES
VII Encontro de Artistas Vimaranenses
MAIS UM GRANDE ÊXITO
Com de costume nesta quadra natalícia, o Centro Juvenil (antigas Oficinas de S. José), promoveu mais um Encontro de Artistas Vimara-nenses, que como habitualmente, constituiu mais um grande êxito.Contudo, dada a grande concorrência que vem aumentando de ano para ano, as instalações daquela instituição vimaranense já começam a ser pequenas em virtude da dimensão da tradicional mostra.
Mais de meia centena de trabalhos na área da pintura, escultura e arte decorativa de artistas vimaranenses, numa interacção com os alunos daquela benemérita instituição, constituiu o VII Encontro de Artistas Plásticos Vimara-nenses.
Em palavras de circunstância o presidente da Direcção, José Guimarães, afirmou: “Em primeiro lugar tenho que agradecer a colaboração dos artistas vimaranenses para a realização de mais esta mostra, como também à Professora Luzia Teixeira a quem se deve toda a organização deste evento, que de alguma forma também de interesse para a educação dos nossos jovens.”
Notícia na integra na edição impressa...
|
Artistas vimaranenses em encontro 2020-12-24 |
| |
|
No Passado dia 17 de Dezembro foi inaugurada mais uma Mostra de Artes Plásticas da autoria dos Artistas Vimaranenses, num Encontro de confraternização realizado pelo sétimo ano consecutivo e, como habitualmente, inserido no programa da Festa de Natal do Centro Juvenil de S. José. |
|
|
|
|
Esta manifestação artística teve a presença e participação dos artistas convidados: Arnaldo Macedo, Assumpção Lima, Catarina Borges, Cidália Silva, Custódio Matos Neves, Cloé, Lucília Guimarães, Manuel Rebelo, Manuel Fernandes, Manuela Salgado, Margarida Lima, Ny Machado, Piairo Pantaleão, Rosa Ribeiro, Silvana Violante e Luzia Ferreira Teixeira. Em destaque, estão três artistas que se estreiam neste encontro: Francisco Bernardo, com pintura abstracta; Joaquim Ferreira Castro, com pintura num estilo de naturalismo; e José Filipe Correria (um obreiro das marchas gualterianas) com figurativos a carvão e a representação de Johann Strauss II (considerado o músico mais famoso de toda a família Strauss). Trata-se de uma Mostra de Pintura, Escultura e Artes Decorativas em diversas técnicas e materiais aplicados, que se encontra patente ao público desde 18 de Dezembro até 8 de Janeiro no horário de segunda a sexta das 09h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h00. São obras com diferentes estilos de Arte: contemporânea, naturalismo, surrealismo… Criatividade da geração actual dos artistas plásticos da Cidade-Berço. É uma iniciativa com historial desde 2004 e com o objectivo de um Encontro de Artistas Plásticos Vimaranenses e visa proporcionar um convívio, partilha de conhecimentos e ideias em interacção com os alunos da referida instituição, incentivando-os ao gosto da expressão pelas artes. Esta Mostra contou com o apoio e colaboração do Centro Juvenil de S. José – Guimarães como instituição acolhedora, e das Juntas de Freguesia da Cidade: Oliveira do Castelo, S. Paio e S. Sebastião, e teve a organização da artista plástica, Luzia Ferreira Teixeira. O Programa decorreu como previsto, tendo-se iniciado com a celebração da Missa na capela do Centro Juvenil de S. José, solenizada pelo Grupo dos Escuteiros da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Seguiu-se uma apresentação das classes de Karaté e Capoeira dos alunos da instituição e a inauguração da Mostra de Obras de Artes Plásticas e Encontro dos Artistas Vimaranenses, que contou com a participação dos alunos das actividades de expressão plástica da Instituição. O programa continuou com a Ceia de Natal, onde estiveram presentes os corpos directivos, educandos, funcionários e convidados. O programa terminou com a representação de temas alusivos à época natalícia e com a entrega de prendas a todos os educandos. Publicação Expresso do Ave: http://www.expressodoave.com/detalhe.php?id=99
VII Encontro de artistas vimaranenses ... vez consecutiva mais uma Mostra Colectiva de Artes Plásticas, da autoria de Artistas Vimaranenses. ...
Publicação da: radiofundacao.net/.../1803-vii-encontro-de-artistas-vimaranenses-
Edição de 23-12-2010
VII Encontro de Artistas Vimaranenses
MOSTRA DE ARTES PLÁSTICAS - 2010
Desde o dia 17 de Dezembro e até 08 de Janeiro de 2011 o Centro Juvenil de S. José, Guimarães, (Instituição Particular de Solidariedade Social), antigo Convento das Capuchinhas, Rua D. Domingos da Silva Gonçalves - Guimarães, acolhe pela sétima vez consecutiva mais uma Mostra Colectiva de Artes Plásticas, da autoria de Artistas Vimaranenses, numa interacção com os alunos da instituição, incentivando-os ao gosto da Expressão pelas Artes.
No dia 17 de Dezembro, realizou-se a Festa de Natal, com a celebração da Missa na Capela do Centro Juvenil de S. José, com a participação do Grupo dos Escuteiros da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.
O programa da Festa seguiu pela noite dentro com apresentação de várias actividades e distribuição de prendas a todos os educandos.
Publicação Jornal O Conquistador: ttp://www.oconquistador.com/noticia.asp?idEdicao=194&id=4923&idSeccao=945&Action=noticia
Por: admin – 17 de Dezembro de 2010 Colocado em: Cultura
De 17 de Dezembro de 2009 a 08 de Janeiro de 2010, o Centro Juvenil de S. José, em Guimarães, (Instituição Particular de Solidariedade Social), antigo Convento das Capuchinhas, acolhe pela sétima vez consecutiva mais uma Mostra Colectiva de Artes Plásticas, da autoria de Artistas Vimaranenses. Numa interacção com os alunos da instituição, incentivando-os ao gosto da expressão pelas artes. A inauguração da mostra decorre hoje (dia 17), pelas 19h 30, inserida no Programa da Festa de Natal do Centro Juvenil de S. José. Por. admin. – 17 de Dezembro de 2010 Colocado em: Cultura Publicação: http://www.guimaraesonline.net/?p=734
Luzia Teixeira organiza o VII Encontro de Artistas Vimaranenses Luzia Ferreira Teixeira, artista plástica terrabourense a residir em Guimarães, organiza pelo 7º ano consecutivo a VII MOSTRA de ARTES PLÁSTICAS (Pintura, Escultura e Artes Decorativas). Esta Mostra Colectiva está inserida no programa da Festa de Natal do Centro Juvenil de S. José - Guimarães (Instituição Particular de Solidariedade Social) e será inaugurada no dia 17 de Dezembro (pelas 19h30).
Se quiser visitar esta exposição, poderá fazê-lo de 18 de Dezembro de 2010 a 8 de Janeiro de 2011, de Segunda a Sexta-feira das 09:00 às 13:00 e das 14:30 às 18:00.
Informamos que a Artista Plástica Luzia Ferreira Teixeira é a mentora e a organizadora deste evento que conta com o apoio e a colaboração das Juntas de Freguesia da Cidade, Oliveira do Castelo e S. Paio e S. Sebastião.Programa da Festa de Natal
19:00 – Missa na Capela do Centro Juvenil de S. José, com a participação do Grupo dos Escuteiros da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.
19:45 - Apresentação das classes de Karaté e Capoeira (alunos da instituição).
20:00 - Inauguração da VII Mostra de Artes Plásticas - Obras de Artistas Vimaranenses, com a participação dos alunos das Actividades de Expressão Plástica da Instituição).
20:15 - Ceia de Natal com a presença dos Corpos Directivos, Educandos, Funcionários e Exmos. Convidados.
20:30 – Representação de temas alusivos à Época.
22:30 – Distribuição de prendas a todos os educandos.
Centro Juvenil de S. José, Guimarães.
(Instituição Particular de Solidariedade Social)
Rua D. Domingos da Silva Gonçalves – Guimarães. Publicação http://terrasbouro.blogspot.com/2010/12/luzia-teixeira-organiza-o-vii-encontro.htm |
|